top of page

      O Seminário  do Serviço Social no INSS da Gerência Recife é um evento anual promovido e organizado por assistentes sociais desta gerência em conjunto com o Sindicato dos Servidores da Previdência - SINSDPREV e apoio do CRESS 4ª Região. É destinado a Assistentes Sociais no INSS e de outras instituições das diversas políticas públicas, bem como para estudantes da graduação de Serviço Social. É alusivo ao dia 15 de maio, dia do Assistente Social e tem como objetivo problematizar a política de previdência social em interface com as demais políticas públicas que compõem a Seguridade Social.

 

         Idealizado pelo Serviço Social no INSS, as primeiras idéias para sua promoção remontam ao biênio 2010/2011,  durante as ações de comemoração ao dia do Assistente Social, período em que a categoria profissional em diferentes espaços institucionais promoviam eventos para refletir sua atuação nas respectivas políticas públicas que desenvolviam, e se percebeu a ausência deste tipo de evento para pensar o Serviço Social Previdenciário.

 

     Posteriormente, em evento do INSS alusivo ao dia do aposentado, ocorrido no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, mais conhecido como Geraldão, localizado na cidade do Recife, em conversa com a Representante Técnica do Serviço Social da Superintendência Regional Nordeste, a época Márcia Amorim, e com a Assistente Social da APS Monteiro/PB, por ocasião Teresa Cristina Vidal, vem à tona a proposta de promoção de um seminário do Serviço Social Previdenciário.

 

       Assim, em 2012, no auditório da CELPE, era promovida por este grupo a  primeira edição do evento. Com o tema "68 anos de história: de onde viemos, onde estamos e aonde queremos chegar?", esta edição contou como destaque dentre os palestrantes, a Professora Doutora da Universdade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ - Sara Granemann. A segunda edição foi realizada em 2013 e teve como tema "O trabalho no cenário contemporâneo e a Previdência Social: em defesa da ampliação da política previdenciária pública". Nesta edição, o destaque ficou para a Professora Doutora da Universidade de Brasilia - UnB, Lúcia Lopes, para Cézar Maranhão, Professor Doutor da UFRJ e para a Assistente Social no INSS da Superintendência Regional Nordeste, Doutora em Serviço Social pela UFPE, Tereza Cristina Vidal. Em 2014 o tema foi "A Seguridade Social que temos e a que desejamos: outra "engrenagem" é possivel?" cujos palestrantes foram a Professora Doutora da UFPE Ana Elizabete Mota , além da Assistente Social no INSS/RJ e  Conselheira do CFESS Marinete Cordeiro.

 

      Para 2015, o tema proposto foi As "novas" ofensivas do capital e a minimização dos direitos, tema pensado a partir das reformas político-econômicas na área previdênciaria e trabalhista. A mesa única contou com a pressença dos palestrantes: Prof.ª Berenice Rojas – FSS/PUC-RS; Prof.ª Maria Valéria Costa Correia - UFAL e a Doutoranda Marina Coutinho – UNIFESP.

 

    Em face da continuidade das reformas previdenciárias, agora com a tentativa do aumento da idade para aposentadoria, o tema não poderia ser outro para 2016: " O desmonte da Previdência Social brasileira: o "velho" trabalhador continuará pagando a conta?". Nesta edição, os palestrantes foram:  a Assistente Social do Hospital Oswaldo Cruz, Drª em Serviço Social pela UFPE e Gerantóloga Salvéa Campelo; Profª Drª pela UFRJ Sara Granemann e o Presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos - COBAP.

 

Em 2017, em uma conjuntura histórica de avanço do conservadorismo e de severos ataques aos direitos sociais da classe trabalhadora, o que produz rebatimentos para a atuação profissional do Serviço Social, o tema não poderia ser outro que refletir sobre o exercício profissional neste cenário e a necessidade de fortalecer as dimensões téorica, técnico-operativa e ético-política da profissão, de modo a termos as condições para analisar a complexa realidade posta e construirmos estratégias de resistência aos desmonte dos direitos sociais. Assim, com o tema "Serviço Social em tempos de crise", teremos mesa única intitulada "Regressão dos direitos sociais e implicações ético-políticas para o exercício profissional do Serviço Social", com explanações da Professora Yolanda Guerra e Assistente Social no INSS/RJ Marinete Cordeiro.

 

bottom of page